quarta-feira, 20 de maio de 2015

Jesus, o incansável trabalhador (Jo 14.1-6)

Nesse trecho do evangelho de João, vemos mais um relato do Jesus que nunca para de trabalhar a nosso favor. O capítulo 13, que também apresenta o Mestre trabalhando e servindo, termina com as afirmações que Jesus em breve partiria. Por isso os primeiros versos do capítulo 14 trazem palavras de consolo de Jesus, as quais foram (e ainda são) importantíssimas para os seguidores que vez ou outra se sentirão sozinhos. O ânimo oferecido por Jesus para esses nossos momentos de solidão está justamente no fato de que Ele não para de trabalhar a nosso favor, sendo nesse trecho específico, o trabalho de preparação da morada celestial para nos acolher eternamente. Esse discurso de “vai dar tudo certo” em certos aspectos se parece com os dizeres de nossos “amigos” que não querem ter trabalho nos ajudando. Mas Jesus é sincero e sempre fala a verdade, podemos acreditar quando Ele afirma “se não fosse assim, eu vos teria dito”.
Jesus trabalhou desde o princípio da criação, estava trabalhando em seu ministério, trabalhou naquela noite do jantar da páscoa, partiria trabalhando sacrificialmente na cruz, trabalha agora na morada celestial e voltará para completar a última fase do seu trabalho, tomando seus seguidores com ele e levando-os para que não haja mais separação entre Mestre e discípulos. Ufa! Quanto trabalho nosso Senhor executa e como ficam leves as nossas cargas quando as dividimos com Ele.
Ainda que por vezes ficamos confusos como Tomé, tentando resolver sozinhos os nossos conflitos internos e externos, Jesus estende a mão e aceita mais um trabalho, levando-nos com ele ao melhor de todos os destinos.

Jesus trabalha para o nosso consolo. Foi essa a mensagem da cruz: Ele fez todo o trabalho pesado, impossível a qualquer um de nós, para agora andarmos em esperança e novidade de vida. Somente se somarmos nossas forças com Jesus, o incansável Trabalhador, superaremos a solidão e a confusão e descansaremos com Ele eternamente ao lado de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário