quarta-feira, 15 de outubro de 2014

DOUTRINA, QUAL A IMPORTÂNCIA DE CONHECÊ-LA?

Afinal, o que é "doutrina"?

A palavra "doutrina" tem sido muito utilizada no meio religioso, porém pouca verdade se sabe a respeito dela. Vamos esclarecer algumas questões:

Primeiro: a palavra "doutrina" foi traduzida do grego "didache" que significa "ensino, instrução, o ato de ensinar.".
Ou seja, quando falamos sobre "doutrina bíblica" ou "doutrina de Jesus" nos referimos ao ensino que Ele trouxe de Deus.

"...O meu ensino não é meu, e sim daquele que me enviou. Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo." (Jo 7:16-17)


Existem várias ou uma só?

Hoje, muitos dizem: "- A doutrina da minha igreja é diferente da doutrina daquela igreja". Isso significa na verdade que ambas as igrejas possuem seus próprios ensinos e por consequência nenhuma delas possui o ensino de Jesus.

Devemos praticar a doutrina dada por Jesus, e não as regras e costumes criados pelos homens ao longo dos anos.
O ser-humano pensa que tem o direito de introduzir novos ensinos à Palavra de Deus. Jesus afirmou que nem mesmo Ele trazia a doutrina de si mesmo, mas do Pai.
Devemos seguir o exemplo de Cristo, permanecendo sob a vontade de Deus. Deixar de lado o ensino de Jesus significa virar as costas para Deus (Gl 1:8). Acrescentar algo ao ensino de Jesus significa colocar-se no lugar de Deus (Ap 22:18-19)!

A Palavra de Deus é perfeita e interpreta-se a si mesma.

"Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho." (2Jo 9)

Nenhum comentário:

Postar um comentário